segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sugestão para cerimonial de debutante

O aniversário de uma debutante sem dúvida nenhuma é um momento alegre e bonito. Cuidar de todos os preparativos é fundamental para tornar o evento inesquecível. Para deixar a festa mais atraente e tornar o cerimonial de 15 anos perfeito é muito importante que os pais e a adolescente conversem com o profissional e falem tudo o que desejam para este dia tão importante.

O cerimonial de 15 anos oferece bastante emoção para a ocasião. Ele é o responsável por determinar o tempo de cada etapa da festa. Tudo deve estar em sincronia e as amigas da debutante em conjunto com os cavalheiros de honra deverão tornar a comemoração inesquecível. Contratar uma assessoria especializada no tema talvez seja o ideal.

Quando começar a valsa, a aniversariante irá dançar com o cavalheiro escolhido e apagar as velas que estão nas mãos dos casais. No Brasil, na maioria das vezes, as amigas da debutante têm em média 15 anos de idade. Os cavalheiros geralmente têm entre 15 e 22 anos. O baile deve contar com uma linda valsa que também terá a participação do pai ou do namorado.

Assim que terminar a valsa, o responsável pelo cerimonial da festa de 15 anos deverá chamar os convidados para a pista de dança, além de manter a festa bem alegre. O cerimonialista é a pessoa mais indicada para fazer desta data uma noite única e memorável.

Os pais e a debutante precisam conversar previamente e decidir todos os detalhes cerca de oito meses antes da comemoração. É de grande valia indicar todos os itens em um contrato contendo sempre a assinatura dos responsáveis e do profissional. O responsável pelo cerimonial de 15 anos precisa alertar antecipadamente aos anfitriões qual o seu horário de entrada e de saída do evento.

Além de oferecer um toque de requinte e glamour à comemoração, o cerimonial de 15 anos é capaz de marcar passo-a-passo como irá decorrer o andamento da festa. A pessoa deverá ter uma boa dicção, ser elegante e usar um traje adequado ao estilo da celebração. A debutante é a estrela principal do evento. Por isso, ela precisa estar a par de todos os detalhes que envolvem a ocasião.

Vamos dividir a festa em três partes:

PRIMEIRA PARTE:

Este é o momento do coquetel ou jantar
a) Início: Recepção dos convidados ao som de música ambiente ou, o que torna o ambiente ainda mais elegante, ao som de música ao vivo, por exemplo, um saxofonista na porta de entrada do salão que também caminha entre as mesas.
b) Segunda recepção dos convidados após a recepção inicial: ao som de música ao vivo por exemplo, um quarteto de cordas ou teclado, sax/flauta, percussão e cantora/cantor

SEGUNDA PARTE:

1 – Abertura realizada por um Mestre de Cerimônia
2 – Entrada do Cortejo (familiares)
3 – Entrada dos Príncipes para apresentação
4 – Entrada das Damas de Honra
5 – Entrada da Debutante com a Anunciação de Clarins Triunfais
6 – Recepção pelo seu Príncipe de Gala
7 – Entrega de uma jóia que pode ser um anel, um colar ou pulseira, geralmente realizada pelo pai ou avô
8 – Troca do sapato (opcional)
9 – Passagem da boneca (opcional)
10- Telão (retrospectiva da vida da Debutante)
11 – Valsas (Momento do Cortejo com Violinos em Traje de Gala)
a) Primeira Valsa com o Pai
b) Segunda Valsa com avô – padrinho, irmão ou amigo, a depender da escolha da debutante
c) Terceira Valsa com seu Príncipe, para apagar as 15 velas
12 – Momento dos Parabéns
a) Corte do bolo
b) Brinde com champanhe
13 – Homenagens
a) Buquês (avós, madrinha, tias, “sogra”)
b) Arranjos de flores – músicas ou textos
14 -Entrega das lembrancinhas para os casais que dançaram a valsa

TERCEIRA PARTE:

Início do Baile ou melhor dizendo “Balada”

Lembramos que esta é a forma mais tradicional, mas tudo fica ao gosto da debutante.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cortina de fogos '' indoors '' nos 15 anos


Decorações com o a cor rosa na festa de 15 anos...









quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Vestido de festa - com que roupa eu vou?



Você está à procura de um modelo lindo! Dicas de vestidos de festa para formatura ou casamento.
Olhar revistas, pesquisar na internet. Os vestidos usados por atrizes em estréias, festas e premiações são fonte de inspiração para quem está pensando no modelito que vai usar no dia da formatura ou em outra ocasião especial como um big casamento. Algum detalhe no ombro, plissados, recortes, decotes e até cores e tipo de tecido. A gente observa tudo – do vestido aos acessórios e sapatos, e acaba imaginando como fazer um vestido parecido.

Entre as brasileiras mais copiadas no quesito vestido de festa estão Carolina Dikman, Mariana Ximenis e Thaís Araújo. Entre as atrizes internacionais o time é bem maior, mas independente da nacionalidade a criatividade dos estilistas sempre deixa as mulheres babando.

Para não errar no vestido de festa é procurar um bom profissional e ouvir sua opinião. Eles sabem o que cai bem para determinada altura, peso e tipo de corpo. Se você ainda não decidiu o modelo do vestido de festa, copie, inspire-se e crie o seu, mas procure usar o bom senso e não esqueça: assim como a roupa do dia a dia o vestido de festa precisa combinar com sua personalidade! Desta forma você vai realmente se sentir bonita. Veja com que estilo você mais se identifica.


Vestidos de festa - Românticos
Laços, cintura marcada ou bem esvoaçantes e, geralmente, confeccionados em tecidos leves como musselina de seda, tela francesa e tule. Os babados também fazem parte deste estilo e aparecem em diversos tamanhos e formas. São indicados para adolescentes ou mulheres mais jovens, podem ser usados em qualquer festa e combinam com sandálias altas e com brilhos.


Vestidos de festa - Sexy
Neste caso a palavra de ordem é sensualidade, este estilo sempre busca valorizar o corpo feminino. Decotes longos, abertura na saia e costas à mostra. As mulheres que estão em boa forma são perfeitas para este estilo, caso contrário tome cuidado para não ficar feio.


Vestidos de festa - Discretos
Os modelos mais discretos podem tranquilamente passear entre tecidos brilhantes ou opacos. A modelagem tem cortes mais retos, sem decotes profundos ou detalhes extravagantes. É perfeito para qualquer ocasião. Ideal para mulheres que estão acima do peso, pois a modelagem mais reta disfarça e alonga a silhueta. Se o tecido escolhido não for brilhoso você pode abusar das jóias ou acessórios.


Vestidos de festa - Sereia
Justo até o joelho e, aumentando o volume até os pés. Esse tipo de modelo precisa de muita atenção, pois dependendo de onde estiver a costura você pode aumentar ou diminuir o tamanho do quadril. Prefira modelos com a costura um pouco a cima do joelho, isso vai afinar as coxas e levantar o bumbum. Esse estilo é recomendado para mulheres mais altas com quadril e bumbum menor.


Vestidos de festa - Princesa
Modelos com o corpo justo e a saia volumosa e, geralmente, decotes tomara-que-caia ou com corpetes justos, dando aspecto de menininha perfeita e delicada. Esse modelo de vestido é muito usado pelas debutantes em aniversários de 15 anos e por noivas.


Vestidos de festa - Puro Brilho
Cheios de bordados ou aplicações de pedrarias. Neste caso o exagero é que fala mais alto, pois os vestidos que se encaixam neste estilo são sempre longos e chamam atenção. É indicado o uso desses vestidos em festas formais e noturnas, pois os brilhos dão mais formalidade e glamour à peça.



Vestidos de festa - Curtos
São sempre indicados para pessoas mais baixas e que possuem pernas mais grossas. Aparecem em várias formas e modelos, podendo ser usados em ocasiões formais e casuais. Para as mulheres mais jovens, esse modelo tende a combinar mais, mas isso não quer dizer que as mulheres de mais idade não possam usar.


Vestidos de festa - Longos
O mais clássico de todos. Representa glamour e a feminilidade e por isso são indicados para festas formais. Pode ser usado por qualquer mulher. Para mulheres baixinhas o comprimento mais indicado é até o tornozelo e que deixa os pés à mostra, pois assim alongam a silhueta e dão a impressão de alongar verticalmente o corpo.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Decoração para festa de 15 anos

Que cor usar? Sem duvida que a decoração é o elemento chave em qualquer evento, independentemente do tipo de evento em questão. Não é por acaso que é nela que os convidados reparam logo que entram no local.

Decoração para uma festa de debutante de 15 anos

Decoração para festa de 15 anos

As tonalidades devem ser sempre escolhidas em função dos itens da festa, sejam eles o vestido a usar, as lembranças para os convidados ou os modelos dos convites.
Decoração para festa de 15 anosDecoração para festa de 15 anos
Uma das cores muito utilizadas actualmente é a cor prata. Contudo, o cor-de-rosa continua a ser a cor de eleição da maioria das jovens debutantes.
Decoração para festa de 15 anos
Para as debutantes mais modernas, o preto e o vermelho são sem dúvidas as duas cores favoritas.
Decoração para festa de 15 anos
Os coloridos fortes, tais como os verdes-lima, os laranjas e os encarnados, dão um toque moderno a este tipo de evento. Esperamos que tenha gostado das nossas sugestões de decoração para que a sua festa para 15 anos seja perfeita e inesquecível.

http://decoracaofestas.com/decoracao-para-festa-de-15-anos/

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Como arrasar na sua festa de 15 anos!

Vejam algumas dicas, para comemorar seus 15 anos, de uma maneira inesquecível.



Toda menina sonha ou já sonhou em completar 15 anos, para fazer aquela “festa dos sonhos”, inesquecível para todo mundo. Mas, você sabe como arrasar na comemoração desse seu aniversario tão especial? Como fazer algo que todos irão comentar na sua escola por pelo menos uma semana? Não! Vai ai algumas dicas!

Inove em sua festa! Tudo que é diferente é mais legal! Não fique na mesmice, procure fazer algo diferente, que ninguém nunca viu. Existem milhares de temas, em que sua festa, pode se basear. O segredo para que ela “bombe”, é você perguntar para si mesma, qual o meu estilo? E quando achar a resposta para essa pergunta, utilize-o em seu aniversario. Sua festa deve ser sua cara, é o que vai fazer dela algo tão especial.

Por exemplo. Se você é uma pessoa mais de boa, que gosta de alguma coisas do tipo: praia, reaggue, frutas, liberdade; pode tentar arriscar uma festa havaiana! Faça uma decoração com plantas que lembrem coqueiros. Na iluminação, tochas podem ser usadas, sejam elas artificiais ou naturais. Velas e frutas nas mesas dão um ar de lual ao local, deixando-o com a cara de praia. Coquetéis e batidas de frutas combinam com o ambiente. Para a refeição, frutos do mar sempre fazem sucesso, porém, como não é todo mundo que come, busque completar o cardápio, com alguma coisa comum, para agradar todos os convidados. No som, existem ótimos músicos que conseguem fazer verdadeiros milagres, animando todo o público com somente um violão e uma caixa, buscar uns desses pode ser uma alternativa, entretanto, um Dj sempre completa uma balada. Dar colares havaianos de presentes aos convidados também é uma boa.

Essa é só uma idéia de como fazer sua festa arrasar. Use sua imaginação, qualquer festa de 15 anos, para qualquer bolso é possível e as que fogem das regras são as melhores. Você pode fazer uma comemoração: hippie, gangster, Black/White, mexicana, japonesa, anos 60,70,80,90, temas infantis ou até mesmo uma festa na piscina, por que não? Basta apenas planejar e ter coerência, combinando a decoração, comida, bebida, trajes e a música com o tema escolhido.


Lembre-se sempre de começar a organizar sua festa com bastante antecedência, para dar tempo de todos os convidados se prepararem para ela. Os convites devem estar de acordo com o tipo da festa. Aquelas pulseirinhas do tipo camarote, estão super em alta. Mais você pode fazer algo diferente também, como: copos, canecas, chinelos personalizados como convite. Não tenha medo de inovar, só tome cuidado com exageros e com a coerência. Nos convites além de conter, os básicos: data, horário, nome e local, é bom deixar bem especifico a obrigatoriedade dos trajes, para que todos entrem no espírito da comemoração.

Seja qual for o estilo da festa que se pretende dar, algumas coisas dos aniversários de 15 anos tradicionais precisam ser mantidas. A dança dos 15 casais, e da aniversariante com pai, por exemplo, não pode faltar. Falando nisso, as roupas usadas pelos pares, na hora dessa dança devem ser de preferência diferentes, principalmente a das meninas, e ainda mais a de quem está fazendo aniversario. Foi-se à época que todos os casais se vestiam “iguaizinhos” e a aniversariante usando um vestido diferente. Que quem está fazendo aniversário precisar se destacar, tudo bem, agora, todos os casais iguais, isso não “tá com nada mais!”.

Os pais e os convidados adultos devem estar em um ambiente separado do resto da moçada. O que é legal para alguém de 15 anos, com certeza não vai ser para alguém de 30 ou 40. Por isso a importância dessa divisão entre cada faixa de idade.
Quanto menos mesas e cadeiras tiverem no local, mais agitado vai ser seu aniversario. Não precisa deixar seus convidados sem nenhum lugar para descansar, porém não dá para eles ficarem sentados a festa inteira também. Uma solução para isso é a utilização de lounges com puffs, almofadas, sofás e algum apoio para os pratos e copos.

Quanto menor for à área destinada para a pista de dança, mais ela vai dar a impressão de estar lotada, o que incentiva a galera a estar sempre presente nela, tornando a balada mais divertida.

Contratar malabaristas, mímicos, coqueteleiros, pirofagistas, mágicos, vai deixar sua festa ainda mais massa. Os já batidos colares, pulseiras de néon, óculos, cartolas, ou qualquer outro acessório do tipo continuam bem-vindos. E não se esqueça de dar uma lembrancinha para os convidados na saída, essa pode ser um Cd, um chocolate, ou algo personalizado. Vai de sua criatividade e do seu bolso.

Agora é só começar a planejar e inovar para que daqui alguns anos, todos continuem se lembrando de seu aniversário de 15 anos!

Fonte: Portais da Moda

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Penteados para festa de 15 anos

Olá meninas ,hoje vou falar sobre os penteados para debutantes .Os penteados para festa de 15 anos que são bem próximos ao penteado de noiva, apenas com um toque maior de leveza e jovialidade .

A maioria das meninas que estão debutando gostam de usar os cabelos soltos ou semi-preso eu tambem acho que fica bem mais jovial e as propostas são muitas principalmente quando é usado as tiaras ou coroas para debutante que dão um toque todo especial ao penteado.Para mudar a proposta de cabelo semi preso ou apenas com muitos cachos a opção por um penteado com Tranças bem elaboradas e com apliques em cristais ou pequenos acessórios para cabelo criando pontos de luz são super bem vindas e modernas.

A minha dica para penteado para debutante é fazer um penteado bem natural,Uma boa escova, bem modelada e depois finalizar com bob ou usar o baby liss apenas nas pontas do cabelo, a raíz do cabelo deve ser bem lisa e as pontas com movimento mas sem marcar muito para não ficar com cara de princesa de conto de fadas se a sua intenção é ficar bem “cinderela” aposte em cachos bem marcados ai sim vale usar abusar de spray para finalizar o penteado e mousse modelador de altra fixação para que look segure firme e forte até o final da festa.

Ao meu ver o glamour do penteado para debutantes fica por conta da tiara ou presilhas e acessórios que a adolescente irá usar esses sim devem ser bem escolhidos. Lembrando que nada em exagero é legal se o vestido for muito extavagante e brilhoso opte por tiaras e acessórios mais discretos.

Confira abaixo fotos com algumas sugestões de penteado para debutante :





http://adrianeboneck.com.br/penteados-para-debutante-fotos-e-dicas/





quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Trash the dress para 15 anos!

O trash the dress é tão bacana que até quem não é noiva está aderindo às sessões de fotos mostra as imagens de um trash protagonizado por uma menina que está comemorando seus 15 anos.



terça-feira, 17 de agosto de 2010

PMs viram 'príncipes' em baile de debutantes em UPP no Rio

Vestidos e maquiagem feitos por profissionais, DJ, valsa e o mais importante: sorrisos sinceros e emocionados. Com príncipes que até bem pouco tempo eram vistos como ameaça de confronto na comunidade - oficiais da Polícia Militar e até o secretário estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame - o primeiro baile de debutantes organizado por uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a do Morro da Providência, não deveu nada a cerimônias particulares e arrancou elogios na noite de sábado. O sucesso foi tão grande que a PM já admite realizar eventos semelhantes em outras favelas com UPPs.

A festa de 15 jovens para 200 convidados, realizada no Centro Cultural José Bonifácio, na Gamboa, foi idealizada pelo comandante da unidade, o capitão Glauco Shorcht, e financiada por nove empresas privadas. Ao lado de outros 13 comandantes e subcomandantes de UPPs e de Beltrame, Glauco foi um dos "príncipes" das debutantes, escolhidas em cadastros de programas sociais e por critérios como aproveitamento e frequência escolar.

"Já tinha participado de baile de debutantes como cadete e achava que sabia dançar, mas, nos ensaios, o coreógrafo me mostrou que na verdade eu não sabia nada. Nunca tinha organizado nem festa de aniversário, mas deu tudo certo", disse o capitão Glauco.

Cada menina levou 10 convidados. Na hora da valsa, o salão principal do evento ficou apertado por causa da presença de muitos fotógrafos e cinegrafistas, alguns estrangeiros.

Nada parecia estragar a felicidade das adolescentes, que foram surpreendidas no dia da celebração com a informação que não dançariam com os soldados da UPP com quem ensaiaram a valsa, e sim, com os oficiais. "Se alguma coisa der errado, a gente que vai ter que conduzi-los", disse Larissa Gomes, uma das "princesas".

O momento mais importante da noite aconteceu ao som de "Valsa de uma cidade", tocada pela Banda 190, da PM. O capitão Glauco puxou a fila de "príncipes" acompanhado de Lucimar Cardoso, debutante portadora de necessidades especiais. Beltrame dançou com Ana Carolina da Silva, que mora com 11 parentes na mesma casa, no alto da Providência. "Ele até que dançou bem, não teve nenhum problema", afirmou a estudante. "Esta festa é um sonho. Meus pais não teriam condições de me proporcionar algo assim", disse.

Além de comemorar o fato de que moradores de áreas que eram consideradas de risco "poderem voltar a sonhar", Beltrame disse que a festa trouxe lembranças de sua época de adolescente em Santa Maria (RS). "A nossa diversão eram os bailes da cidade, e os pais ensinavam os filhos a dançar. Já fui 'príncipe' pelo menos cinco vezes", disse o secretário.

Depois da primeira dança com os oficiais, as "princesas" da Providência continuaram no salão, ao som de "Danúbio Azul", embaladas por parentes. "A festa está bem melhor do que eu tinha sonhado", afirmou Maria das Graças, 60 anos, avó da debutante Laila Martins. "Estou gostando de tudo, do lugar, das roupas... Valeu a pena", disse Laila. Após a valsa, o DJ atacou de músicas dançantes e até funk, ritmo que já embalou bailes patrocinados por traficantes na favela. Na noite de sábado, porém, a pista foi dividida só entre moradores de bem e os novos "príncipes".

Próxima festa já tem lista de espera
Presente na festa, o comandante-geral da PM, Mário Sérgio Duarte, confirmou que pretende levar, no ano que vem, a ideia do baile das debutantes para as outras 11 UPPs já instaladas no Rio. "A polícia vai atuar nessas comunidades como um cimento onde há segregações. Eventos como os de hoje demonstraram isso e serão reproduzidos", afirmou. Locais, datas e o formato dos eventos, porém, ainda serão estudados.

Segundo o capitão Glauco, que teve a ideia da festa, pelo menos o baile da Providência do ano que vem já está garantido. "Já temos até lista de espera", diz o policial, que começou a organizar o evento após o fim dos bailes funk patrocinados pelo tráfico que aconteciam na favela.

Até o ano que vem, talvez, mais fotógrafos da própria comunidade podem estar entre os que vão registrar a festa. No evento de sábado, um grupo de cerca de dez jovens fotógrafos amadores que moram na comunidade registraram os momentos mais marcantes da noite.

Eles fazem parte de um projeto da instituição "Favela Arte", coordenado pelo fotógrafo Maurício Hora, 41 anos, primo de um dos três rapazes da favela mortos após serem entregues por militares do Exército a traficantes da comunidade do Morro da Mineira, no Catumbi, em junho de 2008. O projeto tem apoio do fotógrafo francês J.R., que fez em 2008 a exposição "Heroínas" na favela, na qual rostos de mulheres da comunidade, registrados pelo europeu, foram estampados em algumas casas da área que podiam ser vistas do asfalto.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4625171-EI5030,00-PMs+viram+principes+em+baile+de+debutantes+em+UPP+no+Rio.html

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Festa de 15 anos dos anos 80

Festa dos anos 80 é uma excelente forma de se comemorar um aniversario. Se existe uma dica para resumir as festas de debutante bem animadas é festeja-las com o tema dos anos oitenta. Confira agora as seguintes dicas que temos para si:

Festa de 15 anos dos anos 80

roupas festa 15 anos Festa dos anos 80

No que diz respeito à decoraçao do ambiente festivo e da indumentária, exagere em tudo, ou seja, exagere nas cores, no visual, na decoração da festa de anos 80 e na animação. Os anos oitenta foram uma década de grandes exagero, em que tudo era extremamente colorido, tocando quase no florescente e do que agora achamos “piroso”. Para muitos, esta foi considerada a década mais parola no que diz respeito ao visual, roupas e penteados, mas foi também uma década marcada por muito sucesso musical e grandes invenções, como o cubo magico por exemplo. Por isso, aqui tem uma boa sugestão para comemoraro seu aniversário de 15 anos.

Não tenha medo e peça aos seus pais para tirarem do armário, todas aquelas roupas que já estavam esquecidas com cheiro a naftalina e use-as juntamente com uma peruca bem colorida, tipo peruca de palhaço, arranje uns par de óculos bem divertidos e uns ténis de cor fluorescente… a moda desta época é não combinar! Exagere também na decoração feita com balões, arranje um globo espelhado e umas luzes néon, e decore depois as mesas com toalhas de várias cores.

Coloque uns colares, umas pulseiras, uns brincos, um cinto bem largo, de preferência com muito brilho e capriche na maquilhagem. Porem não confunda, olhe que as festas para comemorar anos 80 não são propriamente festas de Carnaval. Por isso, não é permitido o uso de fantasias de Carnaval nem maquilhagens de palhaço. Em relação aos seus convidados, não se esqueça de colocar nos convites de aniversario uma anotação, pedindo para virem todos trajados a rigor, distribuindo depois entre eles artigos de néon, tais como óculos, pirolitos, cachecóis de plumas e cubos mágicos como lembrança de aniversario. Por fim, prepare como bebida para os seus convidados, um ponche de frutas e umas sanduíches pequenas para eles comerem. Em relação à música, coloque no gira discos, as colectâneas dos hits de maior sucesso da época, ou se não tiver vinil, ou arranje uns cd´s nas lojas da especialidade. Depois é só ir para a pista de dança e dançar até fartar e aproveitar ao máximo a sua festa de anos dos anos 80. Divirta-se!


http://www.festa15anos.info/festa-dos-anos-80/

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Glamour aos 15

Diferente das celebrações antigas, hoje as adolescentes querem festas inusitadas, em que elas são o centro das atenções, longe dos tafetás e da valsa tradicional



Há alguns anos atrás, as debutantes comemoravam os 15 anos com vestidos bufantes, valsa Danúbio Azul e com 15 casais em uma festa hiper careta. Mas tudo isso já era. Hoje, as garotas antenadas com as tendências contemporâneas ainda querem festejar, mas deixam a tradição de lado e investem em megaproduções cheias de glamour, em que elas são as estrelas principais. Para realizar esse sonho, empresas especializadas no universo teen oferecem serviços diferenciados, que fazem com que a celebração seja um super evento, com direito a entradas triunfantes, visual descolado, celebridades entre os convidados, cardápio jovem e uma balada inesquecível.

"A festa de debutante hoje vem em outro formato. São megaproduções muito badaladas, feitas para serem o evento do ano, para que as meninas comentem ano todo", diz Ricardo Shimabukuro, diretor comercial e de relacionamento do Buffet Colonial, localizado em São Paulo. Mas para que a comemoração seja 'tudo', é preciso investir para valer. Segundo Shimabukuro, algumas aniversariantes optam por festas temáticas, outras entram no salão com carros conversíveis, carruagens e motos. "A debutante projeta na festa tudo o que ela tem vontade de fazer e, às vezes, tudo que a mãe tem ou teve vontade de realizar. É a projeção do sonho da família toda", completa.


Cenário de filme

O arquiteto Juan Castiglione, proprietário da 3JMB Produções e Eventos, é especialista em realizar os sonhos das debutantes e, muitas vezes, é o anjo da guarda das garotas. Além de ser responsável pela ambientação cênica do evento, ele acompanha a aniversariante em tudo, desde a compra do vestido até a hora da balada. Para criar o cenário da festa, Castiglione e seu sócio fazem uma entrevista com a aniversariante. "Nós perguntamos sobre o que ela sonhou para a festa. Nós somos uma fábrica de sonhos. A menina pediu, a gente vai atrás e desenvolve o ambiente. Há todo um clima de luz, som e vídeos que resultam na ambientação cênica, que é a cara da festa", afirma.

Entre as produções já realizadas pela sua empresa, Castiglione diz que uma das mais inusitadas foi a que a garota chegou em um helicóptero. "Houve também uma debutante que fez uma festa para 500 pessoas e chegava de Rolls-Royce. Depois, fazia uma segunda entrada de Ferrari. Neste momento, acabou a festa, pois todos queriam tirar foto na Ferrari", conta. "O que a gente sente é que elas querem fazer algo diferente das amigas. Querem que o mundo pare para elas, como se fossem verdadeiras estrelas", completa.


Superproduções

A paulistana Valentina Neves fez um megaevento idealizado pela 3JMB, voltado para 230 convidados. Apesar de ter um estilo mais clássico, não havia os 15 casais. Eram 15 amigas com máscaras. A decoração era toda em vermelho e dourado. Toda música foi feita com orquestra ao vivo. O pai da debutante criou um logotipo com as iniciais da jovem, que decorava cada detalhe da festa.

Para homenagear os pais, Valentina cantou uma música para eles, acompanhada por uma orquestra completa. Na balada, foram distribuídas máscaras para todos. E, além do DJ, havia um VJ que criava imagens especiais. Como lembrança, ela deu um perfume em um frasco especial, com o seu logo. "Eu sempre quis fazer uma festa de 15 anos, pois é um momento único. Eu fiquei tão feliz que nem vi o tempo passar. Foi muito intenso para mim. Valeu cada momento", diz.



Já Letícia Sakae queria ficar longe das tradições. Então, escolheu fazer uma mega balada com tema de Las Vegas. Quem entrava no salão, tinha a impressão de estar em um verdadeiro cassino, com um cenário muito glamouroso. "Toda a decoração era temática. Existiam dois banners como se eu estivesse em dois pontos de Las Vegas. Na minha entrada, foi colocada uma projeção com caça-níqueis que mostravam meu nome. E eu entrei no salão com um Karmann Ghia rosa", lembra.

A debutante Hullie Martins, por sua vez, também fez uma comemoração super descolada e arrasou na iluminação, que remetia a um verdadeiro show. "Havia um efeito de laser que projetava na parede o meu nome ou o símbolo do Corinthians, porque eu sou corintiana", conta. O visual também passava longe dos vestidos bufantes e dos penteados elaborados. "Eu só quis usar cabelo solto. Minha mãe comprou dois arranjos para o cabelo feitos à mão, super moderninhos e lindos".

Hullie lembra que as garrafas de água tinham uma estampa com seu nome e que seu rostinho estava por todos os cantos do buffet, em diversos pôsteres fotográficos. "Eu tentei colocar o máximo de fotos minhas, porque eu acho que é um momento da menina e que todos os olhares têm que se virar para ela", afirma. O bolo também tinha um aspecto diferente e era meio tortinho propositalmente, pra ficar mais moderno e não passar aquele ar certinho. Até o anel de 15 anos de Hullie não era convencional. "Ele era prata com um diamante meio assimétrico".


Celebridades na pista

Para chamar atenção para valer, algumas garotas optam por contratar artistas para dançar com elas. Segundo Michel Kneit, proprietário da Contrate Artistas, empresa especializada no assunto, a celebridade mais procurada pelas debutantes é o ator Caio Castro, da Malhação. No Rio de Janeiro, as aniversariantes preferem o show do Buchecha para agitar a galera com muito funk. "O cachê é em média é R$ 8 mil mais despesas. O ator fica uma hora e meia na festa, dança com a debutante e tira fotos. Quando é um artista da música, há um show. O cantor chama a aniversariante no palco", revela Kneit.



Menu teen

Atualmente, as festas de 15 anos também pedem um cardápio especial para os adolescentes. "Nós fizemos uma pesquisa e verificamos o que eles gostam de comer. Então, descobrimos que eles têm fome, mas preferem ficar dançando. Assim, elaboramos um conceito finger food, que é fácil de comer e vai até eles, com um cardápio jovem", explica Ricardo Shimabukuro. Entre as guloseimas que são indicadas para a noite há mini-hambúrguer, coxinha-creme, mini-pizza folhada, wrap, sorvetes, entre outras delícias.

Planejamento

Para que tudo saia do jeitinho que você quer, o ideal é fechar o buffet com antecedência de pelo menos 13 meses, para garantir a data e boas formas de pagamento. Os valores variam de acordo com o número de convidados e com cada detalhe solicitado. No Buffet Colonial, em São Paulo, por exemplo, a valor da gastronomia é a partir de R$ 150 por pessoa. Além disso, é preciso pagar o valor de aluguel do salão, que varia de R$ 4 a 10 mil, mais os serviços adicionais. Uma dica para realizar uma mega festa no local dos sonhos é optar por datas menos concorridas, como sexta-feira ou domingo à quinta, pois assim você conseguirá hiper descontos que podem ser fundamentais para viabilizar o orçamento.

Ideias descoladas
- Bolar uma festa temática diferente, como indiana, oriental, Hollywood e pin-up

- Convites com formatos inusitados, como em forma de revista, de disco de vinil ou de caixa de fotos

- Contratar equipe fake de paparazzi para entrada da aniversariante

- Entrada triunfal em carros glamourosos

- Garçons à caráter

- Pufes e lounges no salão

- Fogos indoor

- Chinelo com o nome da debutante

- Perfume personalizado

- Fotos da aniversariante espalhadas pelo buffet

- Fazer uma apresentação artística para os convidados

- Colocar no lugar da valsa apresentações de dança, desfiles de moda e números de musicais

- Ilhas gastronômicas com sanduíches, crepes, sorvetes, balas e pirulitos

- Bolhas aromatizadas na pista

- Estúdio fotográfico com equipe completa na festa

- Maquiador e cabeleireiro à disposição das garotas